Dicas para economizar combustível da moto

Periodicamente, os preços dos combustíveis são reajustados no país. E isso pesa no bolso. Aí vem a dúvida: como economizar combustível da moto? Pode parecer uma economia quase insignificante, mas, juntando todos os pequenos valores poupados, no final do mês faz diferença na carteira.

Quem anda pelas ruas tem como economizar combustível da moto. Dicas não vão faltar!

A seguir, você pode conferir algumas dicas bastantes úteis para conseguir essa economia.

Como economizar combustível da moto – Dicas

 

  • Confira a calibragem dos pneus

 

Tanto pneus muito cheios, como murchos, demandam combustível para compensar o desequilíbrio. Assim, passe em um posto de gasolina periodicamente e confira a calibragem, ajustando-a se necessário. Não perca dinheiro por algo tão simples.

 

  • Reduza a aceleração e atenção com as freadas

 

Acelerar a motocicleta incorretamente é resultado de desperdício de combustível. O correto é manter uma velocidade mais próxima possível da constante.

Atenção também para não frear a moto a todo momento. É outra forma de não conseguir economizar combustível da moto.

 

  • Não carregue peso desnecessário

 

Mesmo que você trabalhe com a moto ou mantenha um baú para colocar seus pertences, livre-se do lixo. O peso da motocicleta, obviamente, demanda mais combustível. Imagine essa situação todos os dias? Então, operação limpeza urgente para economizar combustível da moto!

 

  • Não use o acelerador com a sua moto parada

 

Vários motociclistas têm essa mania. Além de ser um péssimo hábito, que piora a poluição sonora, especialmente nas grandes cidades, pode gastar boas quantidades de combustível à toa.

Mantenha a economia, a educação e sua motocicleta silenciosa enquanto ela estiver parada. O seu bolso e o bom senso agradecem!

 

  • Ponto morto não economiza combustível

 

Nas descidas, muitos motociclistas costumam deixar a motocicleta em ponto morto, achando que vão economizar combustível da moto. Isso é um engano, pois, desse jeito, a motocicleta consome ainda mais gasolina.

Então, a partir de agora para economizar combustível da moto, não adote mais essa prática. Mesmo porque você já deve saber que ela ainda coloca a segurança do piloto em risco, não é?

 

  • Pare de aquecer o motor

 

Essa conduta para dar partida na motocicleta já foi abolida há tempos. Portanto, não há necessidade de ficar parado, acelerando, para esquentar o motor da sua motocicleta. Só aumenta o consumo do combustível.

Dê a partida e saia, afinal, o preço – de acordo com os índices da Petrobrás – só tendem a subir nesse ano.

 

  • Preste atenção na troca de marchas

 

Não trocar as marchas da motocicleta da forma adequada consome mais combustível do que o necessário. Atenção na hora de pilotar!

Isso também serve para muitos motociclistas apressados que tem a mania de mudar a marcha antes da hora ou aqueles que a forçam até o fim, sem necessidade.

Vamos economizar combustível da moto!

 

  • Mantenha o filtro de ar sempre limpo

 

Alguns pilotos podem até achar que esse acessório não tem tanta importância para a motocicleta. No entanto, a sua limpeza é essencial tanto para o seu bom desempenho, como para economizar combustível da moto.

Isso porque a energia do combustível é gerada a energia pela queima dele com o contato com o ar. Caso o filtro de ar não esteja limpo, consequentemente, o consumo de combustível terá de ser maior para a motocicleta funcionar.

economizar combustível da moto

Faça as contas!

É com essas atitudes simples, fáceis de seguir e práticas que você perceberá, no fim do mês como você conseguiu economizar combustível da moto!