Dicas para montar um espaço de eventos na sua empresa

Já está provado: funcionários felizes produzem mais e melhor. Por conta disso, cada vez mais empresas têm despertado para a importância de manter suas equipes motivadas e satisfeitas nos âmbitos pessoal e profissional. Entre as ferramentas usadas para tal, estão os eventos corporativos, que mesclam entretenimento e capacitação, ajudando a moldar uma cultura própria da empresa.

Contudo, engana-se quem pensa que essa é uma iniciativa simples. É fundamental que todo e qualquer evento, por mais que se destine apenas a um pequeno público interno da empresa, seja bem planejado. Do contrário, a equipe provavelmente notará o improviso e a medida terá o efeito contrário.

 

Uma das melhores maneiras de garantir que seus eventos ocorrerão sempre de forma proveitosa para todos, é contando com uma área específica para eles no interior de sua empresa. Assim, sua organização será muito mais simples e a ocasião não representará uma disrupção na rotina dos funcionários.

 

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para montar um espaço de eventos incrível nas dependências do seu estabelecimento:

 

1.  Escolha uma área apropriada da empresa

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para garantir que o espaço será apropriado é selecionar uma área adequada para a sua montagem. Normalmente, opta-se por uma sala coberta onde, normalmente, é construído um local que lembra um auditório.

 

Ainda assim, nada impede que os eventos da sua empresa aconteçam ao ar livre. Entretanto, é preciso tomar precauções para evitar que as más condições climáticas não frustrem ocasiões minuciosamente planejadas. Um exemplo é a instalação de uma cobertura metálica. Deste modo, os frequentadores ficarão protegidos tanto da chuva quanto do sol, proporcionando mais conforto e um melhor aproveitamento das atividades em questão.

 

2.  Invista na locação de um palco

O recurso de convidar palestrantes de renome em determinado segmento é de praxe para tornar um evento corporativo mais interessante. Contudo, de nada adianta convidar o maior nome do mercado para transmitir conhecimento a seus empregados se ele não dispuser de um espaço adequado para tal.

 

A boa notícia é que há uma solução que está ao alcance de praticamente todos os estabelecimentos: a locação de palco. Seu principal diferencial em relação à compra de uma estrutura é o fato de que o valor pago é referente, apenas, ao período durante o qual ela será utilizada, o que, em boa parte dos casos, significa economia. Além disso, como o palco não estará sempre montado, o espaço pode ser aproveitado com outras finalidades, como atividades de integração.

 

3.  Antes de cada evento, pense nos recursos gráficos

O fato de um evento ser realizado nas próprias dependências da empresa não significa que ele não deva ser planejado do zero – afinal de contas, cada ocasião tem uma finalidade diferente: enquanto o foco de algumas é a qualificação da equipe, em outras a ideia é promover a descontração depois do alcance de uma meta ou da finalização de um projeto difícil.

 

Por conta disso, é fundamental que, a cada ocasião especial que acontecer no espaço corporativo destinado a isso, a equipe responsável elabore um banner para eventos, de acordo com a sua proposta, bem como outros materiais gráficos. Assim, será possível criar uma atmosfera única para ele, aumentando as chances de que a repercussão entre a equipe seja positiva – e, consequentemente, que a ocasião seja um sucesso.

 

4.  Não se esqueça da padronização dos uniformes

Em todo e qualquer evento corporativo, o profissionalismo é um aspecto fundamental. Isso também vale para ocasiões pequenas e focadas apenas no público interno de um estabelecimento: qualquer sinal de desleixo e de improviso prejudica o seu sucesso.

 

Para evitar que isso aconteça, é essencial que os organizadores pensem em todos os detalhes, por mais discretos que eles sejam. É preciso, por exemplo, usar a impressão digital em tecido para criar uniformes padronizados para todas as pessoas que atuarão na recepção aos frequentadores: além da imagem mais profissional, isso fará com que todos os participantes saibam a quem recorrer em caso de dúvidas, gerando mais organização durante todo o evento. Outras medidas que também podem ser usadas nesse sentido é a distribuição de brindes personalizados e até mesmo a distribuição de crachás para a identificação de todos os membros do público presente.