Dicas para toda profissional recepcionista

 

DICAS PARA TODA PROFISSIONAL RECEPCIONISTA

Agendas, relatórios, atas, telefonemas e atendimento ao público, são algumas das responsabilidades que as recepcionistas tem que dominar. Organização, responsabilidade, ética e respeito com as pessoas, também fazem parte do perfil desse profissional.

As vezes o recepcionista precisa encarar outras funções como de telefonista, secretária e até porteiro, e mesmo nesses casos deve trabalhar com excelência. Para desempenhar suas atribuições da melhor maneira, ela deve estar preparada profissionalmente e saber lidar com os desafios da profissão. Nesse artigo, damos dicas para toda profissional recepcionista, que não pode faltar no currículo.

Comunicação é tudo

Um bom profissional recepcionista está diante do público o dia todo, seja ele outros funcionários, transeuntes e principalmente clientes, e saber lidar com cada um deles é fundamental.

Trabalhe sua comunicação de forma que ao abordar uma pessoa, a trate com educação, ofereça as informações solicitadas com clareza e conclua o diálogo de forma o mais formal e esboçando ao máximo a simpatia. Falar de forma grosseira e ser deselegante ou desrespeitoso, não pode nem deve ser uma opção.

Seja confiável e suas palavras credibilidade

Ser uma pessoa confiável é demonstrar a seus superiores e pessoas em geral que és uma profissional segura de seu trabalho e que eles podem contar com todos seus esforços em prol da empresa.

Bons recepcionistas e que esbanjam confiança, além de ter em suas mãos as responsabilidades mais importantes, ainda tem mais chances de crescer na empresa. Outro ponto que também faz parte da confiança é a credibilidade e principalmente nas palavras diante das pessoas.

Quando disser que fará algo, faça. Quando informar sobre algo também, tenha a certeza de que o que está informando é o correto e que a pessoa entendeu claramente o que solicitou. Seja um profissional transparente e eficaz.

Seja organizada ao extremo

A organização de seus pertences é importante mas o local de trabalho é fundamental. Cuide de cada bem da empresa como se fosse seu e deixe cada equipamento e objeto necessário para seu trabalho à vista e à mão. Local desorganizado tem mais probabilidade de perda de documentos e objetos importantes.

Seja multitarefa

DICAS PARA TODA PROFISSIONAL RECEPCIONISTA

Muitas pessoas acham uma loucura, mas o dia a dia de um recepcionista é bastante movimentado e as vezes é uma ´´loucura“ mesmo. A profissional precisa atender telefone, anotar recados, conversar com clientes e fornecedores e tudo ao mesmo tempo, e as empresas esperam exatamente isso, que o profissional recepcionista seja multitarefa e eficiente em todas elas.

Atualmente as empresas estão em busca de pessoas pró ativas, que tomem a frente das tarefas e façam suas atribuições de forma ágil e eficaz, por isso o profissional dessa área não pode ter ´´corpo mole“ ou esperar que seu dia a dia seja tranquilo, mas sim movimentado e necessário um profissional a altura.

Tomando nota de tudo

Recepcionistas precisam estar sempre com um bloco de notas, para obter todas informações necessárias de seus superiores e também do cotidiano de seus desafios da profissão.

Não pense que apenas guardando um número ou pedido de cabeça para anotar depois será a solução, pois é possível que esqueça e confunda as informações. Tenha o hábito de manter um bloquinho de notas sempre a mão quando preciso.

Se qualificando profissionalmente

Não é fácil ser recepcionista, pois todas as dicas deste artigo ainda são pequenas diante da necessidade que a profissão exige. Por isso faça cursos complementares como informática, redação e telefonista, pois são primordiais para o exercício da função em uma recepção.

Além disso, cursos de recepcionista, ajudam aos profissionais da área e pessoas que pensam em trabalhar no ramo, como é o cotidiano, atribuições e desafios que irão encontrar. Se qualificando, as chances de crescimento e outras portas são muito maiores para esses profissionais.