Entenda como funciona a tabela FIPE

A Tabela Fipe se trata de uma das principais ferramentas para se obter o valor de um automotor no mercado. É comum vermos, por exemplo, seguradoras que prometem indenização de valores de acordo com a Tabela Fipe ou lojas que compram veículos de acordo com os índices da Tabela Fipe.

Isso acontece porque os valores de mercado dos veículos trazidos pela Tabela Fipe são um dos mais confiáveis. Para calcular a tabela, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas realiza um trabalho preciso e especializado para chegar ao valor verdadeiro de um automotor no mercado nacional.

como funciona tabela fipe

Como funciona a Tabela Fipe

Conforme já mencionado, os valores de mercado atribuídos a todos os veículos que circulam no território nacional – sejam de marcas nacionais ou importadas – a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas realiza um levantamento extremamente minucioso. Confira, a seguir, como funciona a Tabela Fipe:

  • A Tabela Fipe atualiza mensalmente os valores de mercado dos automotores.
  • Constam, na Tabela Fipe, os valores de mercado de veículos como: carros, motocicletas, utilitários, caminhões e micro-ônibus.
  • A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas conta com mais de 40 profissionais especializados no trabalho do levantamento de valores.
  • A pesquisa de valores é feita, geralmente, em 24 estados brasileiros.
  • A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, para compor a Tabela Fipe, levanta os valores dos automotores em lojas, concessionárias, internet, anúncios, empresas de seguros, consumidores, entre outras fontes.
  • Depois desse levantamento, os profissionais que fazem a Tabela Fipe desconsideram valores incoerentes, ou seja, são desprezados dados colhidos cujos valores estejam muito acima ou abaixo da média de preço para cada um dos automotores consultados.
  • É feita, então, a média do preço do automotor.
  • Depois de obter-se o valor médio de mercado de um automotor, é descontado do preço, cerca de 2 a 3%. Esse percentual descontado do valor do veículo refere-se a perda natural de quantias, que acontece durante as transações de compra e venda, além das variações do mercado.
  • Em resumo, o trabalho mensal para atualizar os valores de mercado para os automotores na Tabela Fipe é esse.

Onde são utilizados os valores da Tabela Fipe?

Apesar de a Tabela Fipe ser uma das principais referências de valores de autos, não existe nenhuma lei exija que seus dados sejam usados em qualquer transação. Porém, os dados trazidos pela tabela são muito úteis em diversas situações, como:

Indenização para seguros de autos

A maioria das empresas seguradoras usam os valores de mercado dos autos, caso ocorram sinistros que preveem a indenização do segurado, como roubo, furto ou perda total. Ao adotar os valores da Tabela Fipe, as seguradoras ganham mais credibilidade dos clientes – que não saem perdendo no caso de precisarem de indenização.

Dá para prever o valor do IPVA

Ao consultar o valor de um automotor na Tabela Fipe, é possível prever quanto se pagará de IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores), no começo do ano.  Basta consultar o valor venal do veículo na tabela e calcular o valor do imposto, em cima do índice de IPVA adotado por cada estado.

Por exemplo, se a Tabela Fipe indica que seu auto vale R$ 40 mil no mercado e, no seu estado, o índice do IPVA é de 4%. O valor do imposto, à vista, a ser pago será de R$ 1.600,00

Permite você saber sobre a depreciação dos veículos

Com a Tabela Fipe, o usuário consegue saber se um auto desvaloriza muito ou pouco no decorrer dos meses. Caso ele perceba que seu veículo, por exemplo, apresenta alta depreciação no mercado, é possível escolher outro automotor para si– que desvalorize menos.

Ajuda nas transações comerciais

A Tabela Fipe ajuda os consumidores a vender ou a comprar automotores por preços justos e de acordo com o mercado. Levando-se em conta os preços trazidos pela tabela, o comprador ou vendedor não corre o risco de pagar ou vender o seu auto por valores discrepantes do praticado pelo mercado.