Tabela FIPE Caminhões: Como consultar?

A tabela FIPE foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, tornando-se a principal referência no mercado de veículos de pequeno, médio e grande porte. A Tabela FIPE Caminhões divulga os preços médios desse tipo de veículo no mercado nacional. Ela serve apenas como uma medida de critério para avaliações ou negociações.

Os preços da tabela FIPE caminhões varia muito de região para região. Outros itens também contam na hora de negociar o valor do seu veículo, como a conservação, cor, acessórios e outros fatores que possam influenciar as condições de oferta e procura.

Mas, você sabe como consultar a tabela FIPE caminhões? Vamos te mostrar passo a passo como fazer essa consulta através da internet.

Tabela FIPE Caminhões

Como consultar a tabela FIPE caminhões?

A consulta da tabela FIPE caminhões é bem simples. Para fazer a busca das informações que você precisa é necessário seguir o passo a passo:

1 – Acesse o site da tabela FIPE caminhões;

2 – Clique na opção de índices e indicadores:

3 – Vá até o final da página e encontre o botão preço médio de veículos;

4 – A próxima opção é consultar o preço do caminhão, mas para isso, é necessário que você clique do botão de “consulta de caminhão”;

5 – Após clicar no botão, você terá acesso a uma página onde precisará preencher alguns dados como: período de referência, marca do veículo, modelo do caminhão e o ano dele.

6 – Depois de preencher todos os campos, clique em pesquisar e aguarde o resultado.

Os resultados de valores apresentados na pesquisa são de acordo com o mês/ano de referência.

Fácil, né? Agora que você viu como é simples e rápida a pesquisa, fica mais fácil de negociar o preço do seu caminhão na hora de vendê-lo. Ou ainda, ter poder de negociação na hora de comprar o seu caminhão.

Importância da tabela FIPE Caminhões

Antes de qualquer coisa, a tabela FIPE caminhões é para que você tenha uma referência de valor médio no mercado nacional de caminhões. Por isso, ela é muito importante para quem deseja comprar ou vender um caminhão, seja ele novo ou usado.

Para quem deseja comprar um caminhão, é sempre bom consultar a tabela FIPE caminhões para saber se o valor pedido pelo veículo está acima ou abaixo do mercado. Com isso, você tem mais argumentos de negociação. O mesmo vale para que deseja vender o seu caminhão, é importante consultar a tabela FIPE caminhões antes de qualquer negociação!

A tabela FIPE caminhões é atualizada mensalmente, por isso, a cada pesquisa o valor do caminhão pode ser diferente. Ele vai variar de acordo com o mercado no momento.

Agora que você sabe a importância e como consultar a tabela FIPE caminhões, fique atento na hora de comprar ou vender seu veículo. Existem no mercado diversas ofertas, baseadas ou não na tabela. É muito comum encontrar ofertas com os valores bem distantes da tabela FIPE caminhões. Isso ocorre em agências de veículos, que costumam colocar o valor bem acima em função da comissão dos vendedores.

Então, na hora de negociar o valor do seu caminhão, seja para comprar ou vender, faça sempre uma consulta na tabela FIPE caminhões.