Existe uma nota mínima Enem para entrar na faculdade?

O ENEM, ou Exame Nacional do Ensino Médio, hoje é o principal meio que os brasileiros usam para adentrar em universidades públicas, mas a principal dúvida de quem vai prestar a prova é se existe uma nota mínima para ser aprovado.

nota mínima Enem

Além de ser utilizado por pessoas que desejam entrar em uma universidade pública, o ENEM hoje também é a porta de entrada para diversos outros programas educacionais, como:

  • SISU ou Sistema de Seleção Unificada: que oferece vagas nas universidades públicas.
  • ProUni ou Programa Universidade para Todos: que distribui bolsas de estudo.
  • FIES ou Fundo de Financiamento Estudantil: que possibilita o financiamento em faculdades particulares.

Assim, se você deseja saber a nota mínima do ENEM para entrar nesses e em outros tipos de programas educacionais, basta continuar acompanhando este texto.

O que é a mínima do ENEM para se entrar em uma universidade

Você deve ter em mente que a famosa do nota de corte, ou a menor nota para ser aprovado, não é única para todos os tipos de cursos e processos seletivos.

Esta pode variar de acordo com universidade que você deseja fazer, a sua reputação e o número de vagas disponíveis que há disponível.

Uma boa maneira de descobrir a nota mínima para um curso que você deseja fazer, é conferir as edições de processos seletivos passados.

Mas, confira abaixo algumas das notas mínimas mais comuns que as universidades costumam cobrar para os estudantes que entrarão pelo ENEM:

  1. Nota mínima para entrar em uma universidade pública

Para quem deseja entrar em uma universidade pública através do ENEM é preciso antes se inscrever no SISU e escolher:

  • Curso
  • Universidade
  • Turno
  • Modalidade de concorrência: cotas ou ampla concorrência.

Aqui, só são aceitas inscrições de candidatos que fizeram a prova mais recente do Enem, ano anterior, e não é permitido ter zerado na redação.

Também, as notas de corte mais altas são para os cursos mais concorridos como Medicina e Direito, e costumam variar entre 700 e 800. Já cursos com baixa concorrência, a nota mínima é mais baixa, variando entre 400 a 500.

Assim, quem tira por volta de 600 já possui uma boa nota para ser aprovado em diversas faculdades.

  1. Nota mínima para conseguir bolsa de estudo

Para quem deseja uma bolsa de estudar em uma faculdade particular a melhor opção é o ProUni, que distribui bolsas integrais e parciais.

O objetivo desse programa governamental é atender alunos de baixa renda a realizarem uma graduação, sendo por este motivo que para concorrer a uma das bolsas é preciso ter renda familiar mensal bruta de no máximo 3 salários mínimos.

Também, para concorrer a uma bolsa é preciso ter realizado a última edição do ENEM e ter tirado uma nota superior ou igual a 450 pontos na média geral e não zerar a redação.

Aqui, com uma nota de 600 pontos é já é possível conseguir uma bolsa em cursos menos procurados.

Mas, como em todos os casos, cursos mais concorridos como Direito, Enfermagem, Engenharias possuem notas mínimas mais elevadas, que em geral estão sempre acima de 700 pontos.

  1. Nota mínima para conseguir um financiamento estudantil

Outro programa governamental que ajuda alunos de baixa renda a fazer uma graduação é o FIES, um programa de financiamento estudantil, onde através dele é possível financiar o seu curso a juros mais baixos e pagar apenas depois de formado.

Para se inscrever no programa é preciso ter feito alguma edição do ENEM depois de 2010 e, tirar uma nota igual ou superior a 450 pontos nas provas gerais e não zerar a redação.

Como o programa também visa atender alunos de baixa renda, é preciso possuir uma renda familiar mensal bruta de no máximo 2,5 salários mínimos para poder realizar o financiamento.

Em geral a nota mínima do FIES não costuma ser muito elevado, já que os melhores estudantes já garantiram a sua vaga em outros programas estudantis

Mas, ainda é comum que cursos mais concorridos como Medicina, por exemplo, ainda possuem uma nota de corte superior a 700 pontos.

Como você pode perceber, a nota mínima para entrar em uma faculdade utilizando o ENEM gira em torno de 600 pontos, sendo possível entrar em bons cursos com esta nota.

Mas caso você deseja estudar em um dos considerados concorridos, talvez seja o caso de dar uma estudada a mais para subir ainda mais essa nota.