Como medir a Velocidade de Internet com OOKLA

Você conhece o Speedtest? O serviço se trata de um recurso desenvolvido pela conceituada empresa Ookla – uma das maiores e mais importantes do mundo, em soluções diversificadas para a internet. Com esse serviço supermoderno da Ookla, o Speedtest, você consegue analisar a velocidade do acesso a sua web. E de forma totalmente gratuita.

A ferramenta da Ookla avalia a velocidade do acesso à internet, por meio da mensuração da velocidade de downloads e uploads.

Também considera a velocidade proporcionado pelo Ping (Packet Internet Grouper) – que se trata de um recurso capaz de dimensionar, em milissegundos, quanto tempo o seu acesso à web leva para ir até um destino e retornar. Ou seja, quanto menor o valor do seu Ping, mais rápida é a sua conexão à web, ok?

Como medir a velocidade da internet com o Ookla

Como medir a velocidade com Ookla

 

Bom, o jeito mais preciso e gratuito de você saber sobre a velocidade da sua internet utilizar a ferramenta Speedtest como apoio. Como já mencionado, o recurso é uma criação da Ookla.

Essa ferramenta da Ookla possibilita avaliar o desempenho da velocidade da sua internet em computadores, notebooks e smartphones. Ainda mede a agilidade da web de redes sem fios, além de redes com dados móveis e com Wi-fi.

De acordo com as instruções da Ookla, para realizar o teste da velocidade da sua internet, recomenda-se que não se use a web junto com outros programas. Ou seja, interrompa qualquer atividade que estiver fazendo paralelamente, para não criar interferência.

 

Sobre o Speedtest da Ookla

 

O Speedtest foi desenvolvido pela Ookla no ano de 2016. De acordo com dados da empresa, na ocasião, o recurso contava com quase 5 mil, servidores distribuídos por todo o mundo.

Até o final deste primeiro ano de atividade, já haviam sido realizados mais de 10 milhões de testes de velocidade com o Speedtest da Ookla.

 

Interpretando os dados do Speedtest da Ookla

 

Ao realizar o teste de velocidade do acesso a sua internet, o Speedtest trará informações relativas aos Downloads e Uploads. Além disso, mostrará também o desempenho do Ping.

Para interpretar os resultados fornecidos pelo Speedtest da Ookla, vale saber que:

 

  • Como mencionado, quanto menor for o indicativo do Ping, mais rápida será a sua velocidade de internet.

 

  • As informações sobre a velocidade de download se tratam da velocidade que sua internet leva para realizar uma espécie de arquivo.

 

  • Já a velocidade dos uploads será a velocidade que o usuário manda para um ficheiro. Para a web, a velocidade indica atividades como, por exemplo, o envio de imagens via e-mail ou mensagens pelo Facebook (chat online da rede social).

 

  • Tanto a velocidade do Download como de Upload é dimensionada em megabits por segundo: Mbps.

 

Um exemplo das informações que você terá acesso usando o Speedtest da Ookla pode ser:

  • Ping: 14ms

 

  • Download: 12.05 Mbps

 

  • Upload: 0.75 Mbps

 

É possível partilhar os resultados obtidos como Speedtest da Ookla?

 

Sim, você pode, inclusive, compartilhar os registros do Speedtest em redes sociais, por exemplo. Na própria página do Speedtest da Ookla, você encontra a opção “Compartilhar esse resultado”.

Caso você esteja usando a versão no idioma inglês, encontrará o botão “Share this result”. Ao selecionar essa opção, você poderá escolher em qual meio deseja partilhar o teste.

 

Como vejo histórico dos resultados do Speedtest da Ookla?

 

A ferramenta permite que você tenha acesso aos resultados de todos os testes que realizou pelo Speedtest da Ookla. Na parte superior da página, existe uma opção a ser selecionada “Histórico de Resultados”.

Nessa área, é possível ver as análises de todos os testes que você já realizou com o Speedtest da Ookla.  Os resultados são disponibilizados em um gráfico e uma tabela para melhor análise.