Focinheira para cachorro: Conheça os tipos de focinheira e saiba quando utilizar

A focinheira para cachorro é um instrumento de segurança que obrigatoriamente deve ser utilizado por algumas raças em passeios públicos. Neste post vamos explicar quais são os pets que precisam na focinheira e em qual o momento ideal da utilização. Confira então:

Focinheira para cachorro

Quais cães precisam utilizar a focinheira

Desde 2004, é lei a utilização de focinheira para cachorros de algumas raças, em passeios em vias públicas. A utilização da focinheira é uma forma de segurança, para garantir a proteção os cidadãos de possíveis ataques de cachorros considerados agressivos. As raças que precisam utilizar sempre que em público a focinheira são:

  • Mastin napolitano;
  • Pit bull;
  • Rottweiller;
  • American stafforshire terrier;
  • Dogo argentino;
  • Fila Brasileiro;
  • Tussa Inu;
  • Akita Inu;
  • Raças derivadas ou variações de qualquer destas raças.

Além da focinheira para cachorros, a lei também exige a utilização de guias curtas e enforcadores para essas raças.

Quando o meu cachorro precisa utilizar a focinheira

Além das raças citadas acima que obrigatoriamente precisam utilizar a focinheira para cachorros, existem algumas ocasiões em que todos os cães deveriam utilizá-la, por uma questão de bom senso dos tutores e para evitar situações desagradáveis, tais como:

  • Visita ao veterinário: Quando estão na sala aguardando a consulta com o veterinário, muitas vezes os cachorros ficam ansiosos e mesmo que não seja o seu perfil, podem tentar morder a equipe em atendimento, uma vez que nem sempre a consulta será prazerosa, como em casos de aplicação de vacinas;
  • Banho e tosa: Segue a mesma linha do item anterior, nem todo cachorro gosta de tomar banho, cortar unha ou tosar o pelo, e pode se tornar agressivo, com estranhos;
  • Em passeios: Quando o seu cão tiver algum comportamento que exija atenção durante os passeios é interessante utilizar a focinheira para cachorros.

Por exemplo, se ele costuma comer tudo que encontra, pode comer alguma coisa estragada, ou se ele fica ansioso ao ar livre e pode se tornar imprevisível ou se é agressivo com outros animais. Neste caso é importante ter bom senso para evitar acidentes.

Tipos de focinheiras para cachorros

Existem vários modelos de focinheiras para cachorros no mercado, o ideal é escolher aquela com que o seu animal se sinta mais confortável. Vamos conhecer os modelos mais comuns de focinheira:

 

  • Focinheira de Nylon ou tecido

 

Essas focinheiras são similares a mordaças e não são confortáveis para o cão, por isso devem ser utilizadas por curto tempo.

Também não é adequada para atividades físicas, pois restringe muito os movimentos do animal, inclusive dificultando a respiração.

 

  • Focinheira de grade ou cesta

 

Esse modelo de focinheira para cachorros grandes é ideal, pois permite que o cão mantenha seus movimentos, possibilita beber e comer tranquilamente, além disso são mais confortáveis.

Podem ser confeccionadas em vários materiais, as mais adequadas são as de arame, plástico resistente, uma vez que aquelas produzidas em couro podem ser facilmente mastigadas por alguns cães.

 

Seja qual for a focinheira para cachorros escolhida para o seu animal, o mais importante é que ele se adapte a ela, para não gerar estresse desnecessário. Seu cachorro precisa se sentir confortável com o utensílio.

Outra questão importante é que você treine a utilização da focinheira desde filhote, assim a adaptação será mais fácil, principalmente se o seu cão está entre aqueles considerados perigosos pela legislação.

Não deixe de testar vários modelos, e escolhe a focinheira para cachorros que melhor atenda às necessidades do seu cão.