Petrópolis e Teresópolis: descubra qual possui melhor qualidade de vida

Petrópolis e Teresópolis são duas cidades da região serrana do Rio de Janeiro. Se você pretende morar na serra carioca e procura qualidade de vida, são duas excelentes opções.

quitandinha palace

Fácil associação entre as cidades

 

Quem visita a serra carioca, sempre dedica um tempo para passear em Petrópolis e em Teresópolis. Ambas foram elevadas à categoria de município na época do Império, e seus nomes se derivam dos imperadores Dom Pedro II e Dona Tereza Cristina, sua esposa.

São separadas pela Serra dos Órgãos e possuem diversos atrativos, que encantam cariocas e atraem turistas de todo o país.

Para passear é fácil, mas, se o seu desejo é morar na serra carioca, o que escolher? Petrópolis ou Teresópolis?

teresopolis

Facilidade de acesso

 

Quem vai do Rio de Janeiro, segue por um caminho comum durante um tempo: Linha Vermelha e BR-040. Se você vai no sentido de Teresópolis, é só seguir o trevo para esta cidade. Contudo, se o seu destino é Petrópolis, ainda é necessário dirigir sete quilômetros para a subida da serra.

Gastronomia

 

Contudo, para quem mora e possui uma casa em Petrópolis leva a melhor no quesito restaurantes. A cidade possui chefs muito talentosos, por vezes proprietários de seus estabelecimentos, que podem ser independentes ou dentro de hotéis abertos ao público.

É claro que não se come mal em Teresópolis, muito pelo contrário, se você decidir fazer refeições fora. Inclusive você encontra um restaurante russo por lá, o Dona Irene, que é um dos destaques do Guia Brasil Quatro Rodas.

Compras

 

Petrópolis também é a cidade vencedora no quesito compras. A Rua Teresa, situada próxima ao Centro, possui aproximadamente mil lojas têxteis, transformando qualquer passeio em motivo de investimento em roupas. Com metade da capacidade, temos a Feirinha da Itaipava, e o Shopping Itaipava é excelente para quem deseja roupas de marcas refinadas. A cidade também possui produtos orgânicos e trutas facilmente à venda.

Mas o morador de Teresópolis não precisa se deslocar ao outro município para fazer compras. Afinal, há muitas opções de compra, especialmente de plantas, queijos e embutidos.

Entretenimento

 

Se você estiver em Petrópolis, possuirá muitas opções de entretenimento, bem mais do que Teresópolis. Afinal, as construções imperiais cheias de pompa estão todas situadas na Cidade Imperial. Os passeios podem incluir o Museu Imperial, a Catedral São Pedro de Alcântara, a Casa de Santos Dumont e o Palácio da Quitandinha, entre outros.

Teresópolis não possui o apelo histórico da cidade do imperador, mas há belezas naturais como a Serra dos Órgãos e seu Pico de Deus. Também é lá que está localizada a Granja Comary, centro de treinamento da seleção brasileira de futebol.

Segurança

 

Não que a segurança não seja boa em Petrópolis, mas, se você tiver uma casa em Teresópolis, estará morando na cidade mais segura do Rio de Janeiro, a décima do Brasil.

Portanto, se este é um quesito imprescindível para você, acreditamos que a balança pesou seriamente para a cidade de Dona Tereza!

Características geográficas

 

Teresópolis fica a 90 quilômetros da capital, em torno de uma hora e meia. Ela fica situada a 871 metros de altitude. Já Petrópolis dista 64,2 do Rio de Janeiro, e são 831 metros de altitude. Portanto, é possível fazer o percurso em uma hora, mais ou menos.

Neste quesito, Petrópolis ganha por ser mais baixa e mais próxima da capital. Contudo, se você procura um clima ainda mais ameno, seu lugar é Teresópolis. Considerando que você quer descanso na serra, vence Teresópolis.

Quem ganha o duelo?

 

Olhando nosso comparativo, deu empate! Ambas as cidades serranas são excelentes para morar, e você pode facilmente fazer um passeio para aproveitar os benefícios das vizinhanças. Portanto, tanto faz se você se decidir por uma casa em Petrópolis ou em Teresópolis, já que vai morar em regiões de boa qualidade de vida.