Principais Diferenças entre Boing e Airbus

Essa é uma pergunta que muitos viajantes se fazem na hora de viajar: qual a diferença entre um Boing e um Airbus.

Principais Diferencas entre Boing e Airbus

Uma pessoa totalmente leiga, quando chega em um aeroporto, para ela os aviões que ali estão são todos iguais. Mas existem algumas pequenas diferenças que diferenciam os modelos dos fabricantes.

Nesse texto falaremos um pouco sobre cada um deles mostrando as principais diferenças entre os dois para esclarecer de vez essa dúvida de muitos.

Assim como existem diversos fabricantes de modelos de automóveis, o Boing e Airbus também são modelos de aviões criados por seus fabricantes. Inclusive, são as 2 principais fabricantes de avião do mundo, no qual possuem modelos entre os maiores aviões do mundo.

Primeira diferença: Nariz ou bico

A primeira diferença entre o boing e Airbus é o nariz do mesmo (conhecidos por outros como bico ou narina). O nariz de um avião Boing costuma ser um pouco mais comprido e fino, já o do Airbus costuma ser mais arredondado.

Segunda diferença: A Asa

Podemos distinguir um Boing de um Airbus também através de suas asas. A asa do Boing tem a sua ponta voltada totalmente para cima, enquanto a asa de um Airbus costuma ter a sua ponta bifurcada, tendo uma ponta voltada para cima e outra voltada para baixo.

Terceira diferença: A calda

Outra diferença entre os dois modelos de aviões é justamente a sua calda. Enquanto o Airbus tem a sua calda que desce reto pelo corpo do avião, o Boing tem o formato bem semelhante, porém antes de se juntar ao corpo do avião ele faz como se fosse uma ondulação para somente então fazer o encontro com o corpo.

Quarta diferença: O trem de pouso

Essa diferença é quase imperceptível, porém ela é real. O trem de pouso, nada mais é do que as rodas que aparecem na parte de baixo do avião quando ele vai fazer seu pouso, tanto para amortecer o impacto como para poder reduzir a velocidade do avião. No Airbus, o eixo do trem de pouso chega a ser mais curto do que o trem de pouso do Boing, que tende a ser um pouco mais comprido.

Quinta diferença: As turbinas

Essa diferença só é perceptível se você estiver muito próximo do avião. As turbinas do Airbus é totalmente em forma circular, no Boing elas tem uma forma mais ovalada, achatada na parte de baixo da mesma.

 

Diante de todas essas diferenças entre Airbus e Boing, podemos nos perguntar: qual dos dois modelos é o mais seguro de se viajar?

É muito difícil de responder essa pergunta pois, não podemos comparar Airbus e Boing como se fossem dois modelos diferentes de automóveis, ou duas marcas distintas de celular ou computador.

Isso porque, para se projetar uma aeronave é necessário seguir uma série de itens de segurança estipulados por agências reguladoras que, se não estiver conforme o que é exigido, não se coloca a aeronave no mercado.

Ainda assim, mesmo depois de seguir todos esses padrões de segurança, existem testes que colocam a prova cada um desses itens para realmente se assegurar que a aeronave está apta para voar. Assim, não existe um modelo que seja mais seguro que o outro para se viajar, visto que ambos seguem os mesmos requisitos de segurança e passaram pelos mesmos testes.