As 4 maiores Santa Casa do Brasil

Quando o assunto é saúde você deve buscar sempre o melhor para a sua família e uma boa opção nestes casos é sempre buscar uma santa casa que seja referência na sua região.

O termo que hoje em dia é muito utilizado para denominar hospitais filantrópicos sem fins lucrativos, surgiu em uma época onde os pobres não tinham a quem recorrer em momento de doenças e acabavam padecendo por isto.

Desta forma, organizações religiosas como igrejas e conventos criaram o modelo de hospital que conhecemos hoje, santa casa, hospitais que mesmo que atendem convênios particulares não possuem um fim de lucrar.

Neste artigo iremos apresentar as quatro maiores santa casas do Brasil e saber há aonde ir em casos de emergências.

Santa Casa - As 4 maiores santa casa do Brasil

 

  • Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

 

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo foi fundada há mais de quatro séculos, sendo uma das santas casas mais antiga do país.

Sua fundação é tão antiga que é até quase possível datar corretamente a sua inauguração, mas estima-se que tenha sido por volta de 1560.

Ela é uma instituição filantrópica, onde além de pacientes do convênio SUS também atende convênios partículas.

Além, de ser pioneira em cuidados médicos no Brasil, ela também foi uma das primeiras a oferecer o curso de medicina em nosso território, que atualmente se separou e se tornou o curso oferecido pela USP.

Mesmo com uma história tão antiga, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo atualmente é reconhecida pelo seu amplo empenho em sempre buscar melhorias tanto no atendimento quanto no seu corpo clínico.

Sendo estes um dos seus diferenciais, sendo um dos melhores hospitais de ensino e pesquisa de alta complexidade do país.

Em relação às outras especialidades, ela é referência em mais de 10 sendo referência para toda a região em tratamentos de infectologia, hematologia, cardiovascular entre outros.

 

  • Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

 

A Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro teve sua fundação inicial no final do séc. XV seguindo modelos de Portugal e atua desde então sendo um dos hospitais referência para a sua região.

Do mesmo modo, que a santa casa anterior, a história desta se funde a história do Brasil de antiga que é.

O seu recente prédio que segue os padrões do estilo neoclássico é monumental, possuindo dois blocos e três edifícios menores ligados por uma galeria.

A instituição conta também, com uma extensa lista de especialidade, como também presta serviços ambulatoriais, exames de diagnóstico e um amplo centro cirúrgico.

 

  • Santa Casa de Misericórdia do Recife

 

Com uma história de mais de 160 anos a Santa Casa de Misericórdia do Recife, sendo também uma extensão do primeiro hospital fundado em Lisboa em Portugal.

Porém, sua inauguração oficial se deu apenas em 1860 e incorpora também a santa casa de Olinda.

Atualmente é uma instituição religiosa sem fins lucrativos que visa atender principalmente pacientes do sul. É administrada pela Igreja Católica Apostólica Romana é regida pelo estatuto da mesma.

Além dos serviços médicos, a santa casa oferece também educação e assistência social a toda comunidade local.

 

  • Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

 

A Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que atende tanto pacientes do SUS, quanto de convênios particulares.

Um dos seus principais diferenciais é o seu amplo centro de diagnóstico e tratamento que atende a toda a comunidade local, na realização de exames e consultas das mais diversas especialidades.

Sendo um dos seus principais ideais um tratamento humanizado e de qualidade para os pacientes e seus acompanhantes.

Além do centro de diagnóstico, o hospital conta ainda com um pronto atendimento 24 horas, laboratório de análises clínica, centro de odontologia e atende a mais de 15 especialidades.

Sendo referência para toda a região, a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba presta serviços à população da cidade e a toda a população do estado do Paraná.

E você já conhecia algumas das instituições citadas na lista? Optar por uma Santa Casa filantrópica é a melhor opção para você que não conta com convênios particulares.

Mesmo sendo um atendimento público, estes não deixam de ser de qualidade e humanizados, pois é um direito seu.