Os Benefícios do Hospital inteligente

Já explicamos o conceito do hospital inteligente e quais são suas principais características, certo? Mas chegou a hora de entender um pouco sobre as principais vantagens da tecnologia no setor da saúde. Para isso é necessário entender alguns conceitos e como eles podem ser aplicados na medicina. A boa notícia é que já tem funcionado e os efeitos são os melhores possíveis. Quer conhecer? Bora lá! Saiba quais os benefícios do hospital inteligente.

beneficios hospital inteligente

Internet das Coisas

Você já ouviu falar dela? Definida como uma tendência da Tecnologia da Informação, se consiste em vários dispositivos conectados a uma rede de comunicação para troca de informações. Alguns objetos são capazes de portar câmeras que são utilizadas para vigilância interna, identificando assim suspeitas de invasão, por exemplo.

Diversas empresas são capazes de reduzir gastos com água ao implementar sensores especiais, que sabem o momento exato de regar o jardim. Parece revolucionário, e na verdade é!

Diversas políticas públicas dos países nórdicos também foram melhoradas graças à internet das coisas. Em algumas cidades europeias, microfones são utilizados para identificar barulhos de tiro e assim apontar quais são os pontos mais violentos do local. O trabalho da polícia se torna muito mais eficaz.

Mas como essa nova tecnologia pode ser capaz de revolucionar a medicina?

O setor da saúde é um dos segmentos que mais podem obter vantagens de acordo com especialistas. Médicos de vários países já comprovaram essa afirmação. É possível transformar a maneira como enxergamos os tratamentos da saúde, sabia disso? Pois bem, atualmente há aplicativos móveis que são capazes de se conectar a diversas plataformas para armazenar dados do nosso organismo, com o objetivo único de obter diagnósticos.

A empresa Microsoft afirma que portadores de deficiência visual, por exemplo, podem ter suas vidas facilitadas. Existe um projeto chamado Seeing Al que utiliza algoritmos de rastreamento visual para descrever espaços onde o indivíduo se encontra. Além disso, o programa é capaz de ler textos e responder a diversas perguntas. As últimas versões comprovam que o sistema é capaz de identificar emoções por meio das expressões faciais das pessoas. Tal tecnologia pode ser usada por meio de um telefone comum e um smart glass que se chama Pivothead (uma espécie de óculos).

Benefícios do hospital inteligente: Auxílio em doenças graves

A telemedicina também é capaz de revolucionar doenças graves. Para os portadores de mal de Parkinson, uma boa notícia: Existe uma tecnologia capaz de integrar sensores que identificam os tremores na mão do paciente, detectando assim o estágio de avanço da patologia. Essa característica permite que os médicos recorram a novos métodos e tratamentos que podem ser mais eficazes quando aplicados com antecedência

O usuário dessa pulseira consegue ter melhor qualidade de vida, visto que o mesmo terá muito mais segurança em seus afazeres diários considerados simples, tais como pegar um copo, lavar uma louca ou até mesmo cozinhar.

Alguns planos de saúde também podem ser remodelados com essa digitalização. Isso porque os prontuários dos pacientes podem ter seus dados salvos com muito mais velocidade e eficiência, sem o volume daquelas papeladas, que além de ocuparem grande espaço nos armários, não são nada sustentáveis.

Com esse novo perfil, as empresas de planos de saúde poderão ter acesso otimizar os dados pessoais dos seus clientes, além de seu peso, pressão arterial e até mesmo nível de estresse diário!

Dessa forma, as pessoas que tem um estilo de vida mais saudável podem ser agraciadas como descontos e outros brindes.

Acompanhamento do paciente

Um dos benefícios do hospital inteligente é o acompanhamento do paciente. O foco principal é garantir eficiência no atendimento e na evolução do quadro clínico da pessoa assistida. Neste contexto, diversas clínicas se empenham diariamente através de métodos que são capazes de potencializar a cura de doenças mais graves.

A tecnologia mais uma vez se encontra a serviço da população. Essa tendência ampliou a variedade de tratamentos, e tem permitido que os diagnósticos sejam cada vez mais precisos e que as informações sejam obtidas em tempo real.

A colaboração entre profissionais também foi maximizada com a digitalização dos processos, visto que o contato entre os médicos pode ser feito com mais agilidade, sendo capaz de salvar vidas.

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que um hospital inteligente oferece. Com o tempo e a evolução da tecnologia, os procedimentos tendem a melhorar ainda mais!